7 dicas simples e valiosas para economizar seu plano de dados

Aeroportos, restaurantes, bares, lanchonetes, shoppings e até espaços públicos, como ruas e praças. A internet sem cabo (Wi-Fi) faz cada vez mais parte de nossas vidas, sobretudo após a democratização do acesso a aparelhos celulares nos últimos anos. Com os smartphones, realizamos desde ligações (sim, eles ainda fazem isso) até pagamento de contas, sem necessidade de enfrentarmos filas quilométricas no começo de cada mês.

O problema é que nem todos os lugares disponibilizam sinal de Wi-Fi. Situações como essa nos obrigam a utilizar o plano de dados, o famoso 3G ou 4G, a rede de internet móvel. Então nos deparamos com mais um problema: poucos têm franquias de acesso ilimitado, por causa dos valores ainda praticados no mercado. Assim, é importante economizar esses dados e fazer com que rendam por mais tempo.

Abaixo, listamos algumas dicas valiosas para garantir internet móvel durante todo mês. Confira: 

  1. Prefira a rede Wi-Fi
    Se você tiver escolha, prefira a rede Wi-Fi ao seu 3G. Normalmente mais rápida e estável, a rede sem fio que você encontra na sua casa ou em alguns estabelecimentos permite baixar conteúdos, curtir aquele game ou assistir vídeos em alta qualidade sem descontar do plano de dados. Baixe e depois curta no modo off-line.
  2. Desligue os dados móveis
    Sempre que não estiver em uso, desligue os dados móveis. Mesmo com o celular paradinho, alguns aplicativos costumam consumir megabytes de internet.
  3. Não faça upload de fotos e vídeos
    Com a evolução das câmeras dos smartphones, uma foto hoje chega facilmente aos 20 MB. Algumas ferramentas, como o Flickr, fazem upload automático. Mas lembre-se: o upload consome tantos dados quanto os downloads.
  4. Serviços de streaming só com Wi-Fi
    Ouvir música ou maratonar sua série favorita ficou mais fácil com a mobilidade de celulares e tablets. Porém, aplicativos de música como o Spotify podem consumir até 133 MB por hora do plano de dados. Já vídeos em Full HD, cerca de 15 MB por minuto, ou seja, quase 1 GB por hora. Caso não tenha jeito, vá até as configurações do app e baixe a qualidade de transmissão – na prática, pouco sensível, embora melhor mesmo seja baixar o conteúdo e curtir tudo off-line.
  5. Não atualize aplicativos fora de Wi-Fi Zones
    As atualizações dos aplicativos são interessantes para corrigir erros e otimizar os processos envolvidos. Contudo, esses arquivos, geralmente, possuem uma dezena ou mais de megabytes, o que pode comprometer seu plano de dados para outros usos.
  6. Nada de mensagens de voz ou vídeos
    Prefira sempre o velho e bom texto, que consome pouquinho da sua franquia de internet. Outra dica bacana é configurar o WhatsApp, por exemplo, no sentido de não baixar fotos, vídeos ou áudios automaticamente. Além de você conseguir filtrar o que recebe, isso evita sobrecarregar a memória do celular ou esgotar o seu limite de internet móvel.
  7. Cuidado com os dados em segundo plano
    Conforme citado acima, alguns aplicativos, mesmo fechados, consomem dados de internet. Para gerar notificações, redes sociais e e-mail estão sempre conectados. É possível verificar quantos dados cada aplicativo consome, bem como tirar sua permissão de acesso à rede enquanto fechados:
    iPhone: Ajustes -> Geral -> Atualizações em 2º plano
    Android: Configurar -> Uso de dados -> Dados móveis

E você, como costuma usar seu plano de dados? Conhece algum outro macete para economizar internet móvel? Compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário em nosso Facebook.

Fontes:
Olhar Digital
AndroidPIT

Deixe um comentário

Seu e-mail não será divulgado.