Ideias incríveis para decorar espaços pequenos

pexels-photo-265004Casas com vários quartos, banheiros e até mesmo mais de uma cozinha. Essa cena era bastante comum nas moradias antigas, mas hoje a realidade já é bem diferente. Novos hábitos e arranjos familiares, escassez de terrenos disponíveis e o alto valor dos imóveis explicam essa demanda por espaços cada vez menores e mais econômicos.

Aprender a viver confortável em poucos metros quadrados é um desafio e tanto. Mas fique calmo: projetos de arquitetura e decoração bem planejados podem fazer toda a diferença. E para facilitar sua vida, reunimos algumas dicas preciosas para decorar espaços pequenos. Confira:

Planejamento em primeiro lugar
Você vai morar sozinho? Pretende casar, ter filhos? E bichinhos de estimação? Ao se mudar, principalmente para ambientes com pouco espaço, coloque na balança necessidades, disponibilidade de área e perfil dos moradores. Levando em conta até os detalhes que parecem não importar, você otimiza a usabilidade do apartamento ou da casa, além de deixar tudo com a sua cara e bem aconchegante.

Espelho, espelho meu
Espelhos também ajudam a ampliar os cômodos, sejam os grandes ou pequenos em conjunto. Eles decoram, suavizam e aumentam o ambiente. Ficam ótimos, ainda, nas laterais dos corredores, diminuindo a sensação claustrofóbica. Só evite exageros, que podem gerar desconforto.

Iluminação e ventilação
Talvez você tenha poucas janelas à disposição, então faça bom uso delas. Nunca bloqueie a passagem da luz ou do ar. Outra ideia bacana são os móveis vazados (estantes, cadeiras…) ou de vidro (mesas, divisórias…). Quanto menos barreiras, inclusive visuais, maior a sensação de amplitude, e você ainda aproveita toda a luz natural e a circulação de ar no ambiente.

Cores claras
Branco, cinza e off-white (um tom mais escuro e elegante do que o branco puro, semelhante ao gelo) caem feito luva em espaços diminutos. É bacana utilizar mais de uma cor para quebrar aquela sensação quase inevitável de escritório ou consultório médico. As cores claras aumentam a percepção de tamanho e dão leveza à área.

Reserve as cores intensas e vibrantes para itens ou objetos menores, tais como almofadas, adornos, poltronas e quadros. No caso dos quadros e penduricalhos nas pareces, nada de excessos. Quando pesamos as paredes com elementos visuais, geralmente o local passa a impressão de bagunça.

Quarto e cozinha planejados
Planejar os móveis de toda casa nem sempre é viável. Se possível, pense com carinho em planejar quarto(s) e cozinha. Aquele espacinho que sobra ao lado do roupeiro vai fazer falta. O velho e bom beliche é a salvação de muitos quartos. Além do tradicional cama sobre cama, hoje as fabricantes já disponibilizam beliches com mesas de escritório e armários no lugar do leito próximo ao chão. Prefira portas de correr do que basculantes.

Por sua vez, as cozinhas, cada vez menores, também necessitam de todo cuidado. Mantenha móveis e eletrodomésticos alinhados às paredes, sempre observando a área de circulação (isso vale para todos os cômodos). Com o fogão cooktop, a economia de espaço é significativa, já que armários e prateleiras podem ocupar o local do forno, no caso de um fogão de modelo convencional.

Truques são bem-vindos
A regra aqui é utilizar ao máximo cada centímetro disponível. Escadas, por exemplo, podem abrigar armários, prateleiras e até um pequeno escritório debaixo delas. Na hora de comprar o estofado, considere um sofá cama, ideal para receber visitas ou curtir um soninho depois do almoço. Existem também boas alternativas retráteis, que vão de poltronas a camas. Na hora de economizar metros quadrados, vale tudo.

Se você tiver espaços conjugados (bem comuns nesses ambientes), a dica é compartilhar acabamentos, o mesmo tipo de piso e cores semelhantes. Isso evita a separação visual dos cômodos e amplia sua sensação de metragem.

As sugestões que abordamos neste texto alinham-se em grande parte ao estilo contemporâneo: cores claras e neutras, uso de móveis baixos, linhas retas e área de circulação preservada.

E você, tem alguma outra dica? Não esqueça de deixar seu comentário em nosso Facebook oficial.

Fontes:
Casa Vogue: 10 dicas para apartamentos pequenos e decoração para apartamentos pequenos
Casa Bem Feita

Deixe um comentário

Seu e-mail não será divulgado.