Você na Cozinha: Pão de minuto

pão_minuto

Quem não ama um bom e novo pãozinho, principalmente quando ele acaba de sair do forno, ainda quentinho? Perfeito para receber aquelmanteiga. Só de pensar, dá água na boca.

O pão acompanha o homem há séculos, nas mais diversas regiões do mundo. No início, era assado sobre pedras quentes ou debaixo de cinzas e, muito tempo depois, evoluímos aos fornos de barro. Hoje, contamos com facilidades, como panificadoras, sovadeiras e fornos dos mais diversos tipos.

Comemoramos em 8 de julho o Dia do Panificador, e sabe por quê? Uma história portuguesa narra que em 1333, a fome se alastrou pelo reino de D. Diniz. D. Isabel, sua esposa, vendeu todas as suas joias, a fim de comprar trigo de outras regiões e dar sequência ao hábito de distribuir pães aos mais pobres. Num dia de distribuição, a rainha escondeu os pães assim que avistou o marido, com medo de sua reação. Questionada, D. Isabel mentiu, afirmando que carregava apenas rosas. D. Diniz não acreditou, e a mulher abriu os braços. Para a surpresa geral dos presentes, caíram apenas flores. Por isso, o Dia do Panificador coincide todos os anos com o Dia de Santa Isabel.

Para celebrar essa data, a postagem de hoje traz uma receita bem rápida e prática: o pão de minuto. Confira só:

DO QUE VOCÊ VAI PRECISAR
– 4 xícaras de farinha de trigo
– 4 colheres (sopa) de açúcar
– 1 colher (chá) de sal
– 1/2 colher (sopa) de fermento químico em pó
– 1/2 xícara de leite
– 4 ovos
– 4 colheres (sopa) de manteiga sem sal
– 1 gema para pincelar

COMO VOCÊ DEVE FAZER
Em um recipiente, misture os ingredientes secos (farinha, açúcar, sal e fermento). Depois, acrescente o leite, os ovos e, por último, a manteiga. Sove a massa até que ela desgrude bem das mãos. Se precisar, adicione um pouquinho mais de farinha. Modele bolinhas e coloque numa forma sem untar. Pincele a gema por cima de cada pãozinho. Sem deixar crescer, l
eve ao forno preaquecido (180º) até fiquem bem dourados, o que demora no máximo 30 minutos.

Para acompanhar, manteiga, geleia requeijão cremoso e doce de leite. Confira essas e outras dicas em nosso Facebook.

Fontes:

 

Deixe um comentário

Seu e-mail não será divulgado.